sábado, 9 de outubro de 2010

Começando na profissão

No início de 1998 parece que algo dentro de mim estava em ebulição, parecia um desejo hibernado ao longo dos anos estar vindo à tona na minha cabeça e na minha alma. O desejo de voltar a desenhar como nos tempos de criança era grande. Foi assim que comecei uma série de pequenos desenhos em papel canson utilizando materiais mais simples possíveis, justamente para criar algo tosco e direto como na infância. Os desenhos acadêmicos que realizei durante a Faculdade já não me interessavam, queria algo meu mas ao mesmo tempo carregando influências de artistas como A.R. Penck, Baselitz, Iberê Camargo, Antoni Tápies, Franz Kline entre outros. Numa tarde recebi um edital de um Salão de Campinas onde iriam realizar o 4o. Salão de Arte Contemporânea e neste edital pediram para enviar cinco desenhos e seriam selecionados somente duas. Foi quando produzi o desenho da foto acima. Fiz muito rápido pois o prazo para a inscrição estava quase expirando. Fotografei, revelei e enviei ao Salão. O resultado veio quase duas semanas depois onde me comunicaram que eu havia sido premiado com grande medalha de ouro. Fiquei super feliz pois o primeiro prêmio da minha vida como artista havia sido na cidade onde passei a infância ao lado da minha querida avó falecida dois anos antes.  Na noite de abertura dentro de mim dediquei o prêmio a Dona Santa, minha avó...Um dos jurados me chamou no canto e me disse que estava aliviado por eu ser um artista de verdade, pois ele confessou ter suspeitado de um trote tirando um sarro com os jurados enviando desenho que parecia de uma criança mas ficou feliz ao saber que era um trabalho sério e consistente.  Quando fui receber o prêmio ouvi muitos aplausos mas também muitas vaias e gritos dizendo que o júri foi injusto premiando um desenho tão mal acabado. Pensei: "Fodam-se" eles... e fui receber o prêmio com um sorrisão estampado no rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário