domingo, 17 de outubro de 2010

Quando terminar um quadro

Quando terminar um quadro...uma questão recorrente para maioria dos artistas. Para mim, um desenho, uma pintura, um objeto, não importa, nunca está finalizado. Por esta razão necessitamos de continuar uma produção uma depois da outra.  Mas se formos ver por unidade, por cada trabalho, continuo pensando o mesmo, pelo menos para mim, dou um ponto final no trabalho quando o desenho me surpreende em algum ponto durante o processo de execução. Se isto vier cedo termino o quanto antes. Algumas vezes deixo o desenho por dois, três até cinco anos na gaveta e quando revejo o trabalho depois de muito tempo recomeço a trabalhar até que ele volte a me surpreender, o que foi no caso da foto do desenho acima. Muitos artistas não gostam de redesenhar por cima algo que estava acabado, mas para mim o desenho nunca termina. Eles apenas sofrem um processo de mutação dentro do nosso olhar. E a cada novo olhar encontro um detalhe ou um traço que ainda não havia sido identificado. Não posso ter a pretensão de que domino o desenho, ele tem um poder bem acima de nós mesmos. Por isso a cada novo desenho é uma batalha, mas não uma batalha carregada de ira mas de combater o lado intelectual e organizadora do cérebro. Uma forma de exprimir o máximo da liberdade sem rejeitar a questão estética e plástica das artes visuais, uma das mais instigantes formas de apreciação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário