terça-feira, 12 de outubro de 2010

Salões de Arte e seus Efeitos Colaterais

De 1996 à 2005 participei de inúmeros Salões de Arte e Editais, acho que era uma das alternativas para mim como para milhares de outros artistas que estavam focando se estabelecer no mercado das artes.
Principalmente no final dos anos 90, praticamente passei o ano todo enviando para salões pois as galerias e as instituições estavam ainda muito estagnadas em relação às alternativas que poderiam fazer acontecer, mas acho que até hoje isso não mudou muito e nem irá mudar tão cedo por mais otimista que eu seja. Especificamente em 1999 cheguei a participar de 08 salões, ou seja,  passei o ano todo só produzindo para salões. Afinal eram os únicos espaços que ainda nos davam uma oportunidade para expôr nossos trabalhos e alguns eventos paralelos aconteciam como debates, encontros  conversas com artistas...mas tudo isso foi muito importante para mim, porém os salões tem prazo de validade em nossas carreiras, elas não propiciam um maior intercâmbio e acabam não gerando uma rede de extensão expositiva onde todos possam continuar produzindo e crescendo a cada nova edição. Os prêmios ainda eram os únicos motivos para serem o principal objetivo de um salão, mesmo assim com os baixos valores oferecidos, em muitos casos os gastos que tivemos em produzir, fotografar, embalar, enviar e ainda retirar as obras não cobriam os valores adquiridos. As vendas quase não aconteciam num salão e tudo isso são apenas arquivados em catálogos que se acumulam em nossas estantes alimentando de poeiras e algumas traças...
Apesar de tudo, os salões são ainda uma das alternativas para os jovens iniciarem uma trajetória e começar a mostrar seus trabalhos mesmo com as poucas vantagens oferecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário